segunda-feira, 29 de março de 2010

ALGO A RESPEITO DO KARATÊ

O Karatê é sobretudo uma arte marcial que põe a prova o caráter, a personalidade, a alma e o organismo de quem o pratica fazendo com que uma luta interior exista com o praticante levando-o a desafiar e vencer a si mesmo.
A maneira curiosa de o leigo olhar ou pretender ver as mãos ou os pés de um praticante procurando anomalias que denotem a prática é por sinal errônea, pois o Karatê além de prover seus adeptos de força de golpes poderosos, traz em sua essência um lado mais interessante e provavelmente mais verdadeiro. Todo aquele que se interessa por esportes sabe que o Karatê é a arte de lutar sem armas e sua prática faz com que o praticante possa defender-se de mais de um inimigo. Como diz seu nome: Kara (vazio) Te (mãos), esta arte marcial é um meio de luta sem armas. Nela utilizamos os pés, as mãos, os joelhos, os cotovelos, os punhos e a própria cabeça.
No Karatê usamos todo o nosso corpo e o utilizamos como se fosse uma verdadeira máquina de combate, sabiamente dirigida. Cada golpe vigoroso tem seu endereço num ponto vital. E para isso basta lembrar que a sua origem nasceu da vontade de unir saúde física e mental, assim como da necessidade de defender a sua própria vida, já que as armas eram proibidas para os camponeses de Okinawa local onde surgiu o Karatê-Dô.
Com golpes vigorosos e devastadores, sobrepujavam o adversário armado, causando não menos que rupturas, contusões etc. O Karate é tanto um método de defesa quanto de ataque, é uma maneira excelente de conservarmos a saúde geral, pois na parte física fazemos trabalhar nossos músculos, todas as articulações, nossa coluna vertebral é obrigada a movimentar-se e por efeito das posturas obrigatórias toma uma forma vertical.
A resistência física do praticante é aumentada assim como o fôlego, pois o preparo físico é intenso e o aumento da capacidade cardio-pulmonar é enorme.
Sendo sua base um trabalho rigoroso na disciplina é certo que uma grande força e controle mental é obtido e desta forma rápidos resultados são conquistados em um curto espaço de tempo. Os alunos são orientados a não levarem para o lado errado o seu aprendizado, baseando a sua vida em aparecer como o “primeiro”. Sabemos que os torneios e competições fazem parte do karatê como esporte a fim de difundir a arte, mas muitas vezes essas competições desvirtuam o verdadeiro caminho do Karatê. É claro que a competição leva à procura do aprimoramento, mas só quando porta o cunho da honra é que trará méritos à pessoa e ao esporte. É válido os torneios, desde que os karatecas saibam competir respeitando o adversário e aprendendo a vencer e a ser vencido mantendo sempre a humildade.

Nenhum comentário: