domingo, 31 de outubro de 2010

KATAS DO ESTILO SHORIN-RYU


Relação de Katas Oficiais do estilo Shorin-Ryu:

01- Naihanchi Shodan
02- Fukyu-Gata Dai Ichi
03- Naihanchi Nidan
04- Naihanchi Sandan
05- Fukyu-Gata Dai Ni
06- Pinan Shodan
07- Pinan Nidan
08- Pinan Sandan
09- Pinan Yondan
10- Pinan Godan
11- Itosu no Passai (Passai Sho)
12- Kusanku Sho
13- Matsumura no Passai (Passai Dai)
14- Kusanku Dai
15- Chinto
16- Jion
17- Gojushiho
18- Teesho
19- Koryu Passai
20- Unshu
21- Ryuko

ORDEM DOS KATAS DE ACORDO COM A CATEGORIA DE FAIXAS:

7º Kyu (Faixa Branca): Fukyu-Gata Dai Ichi e Naihanchi Shodan
6º Kyu (Faixa Amarela): Katas de 7º Kyu + Naihanchi Nidan
5º Kyu (Faixa Laranja): Katas de 6º Kyu + Naihanchi Sandan e Fukyu Gata Dai Ni
4º Kyu (Faixa Azul): Katas de 5º Kyu + Pinan Shodan
3º Kyu (Faixa Verde): Katas de 4º Kyu + Pinan Nidan e Pinan Sandan
2º Kyu (Faixa Roxa): Katas de 3º Kyu + Pinan Yondan e Pinan Godan
1º Kyu (Faixa Marrom): Katas de 2º Kyu + Passai Sho e Kussanku Sho
Faixa Preta Shodan: Katas de 1º Kyu + Passai Dai, Kussanku Dai e Chinto
Faixa Preta Nidan: Katas de Shodan + Jion, Gojushiho e Teesho
Faixa Preta Sandan: Katas de Nidan + Koryu Passai e Unshu
Faixa Preta Yondan em diante: Todos os Katas Shorin

OBSERVAÇÃO: Ao fazer os Katas, devem ser obervados os seguintes aspectos:

Postura; Sequência; Precisão; Chakugam; Concentração e aplicação de cada movinento (Bunkai)

BREVE DESCRIÇÃO:

Fukyu-Gata Dai Ichi e Dai Ni
Esses katas foram criados por dois professores que faziam parte da All Okinawa Karate-Do Renmei (uma associação criada pelos principais mestres do Karate-Do de Okinawa para promover e preservar a arte marcial de Ryu Kyu): Sensei Shoshin Nagamine, fundador do Shorin-Ryu da linha Matsubayashi, que formou o Dai Ichi e Sensei Chojun Miyagi, grande continuador do Grão-Mestre Kanryo Higaonna e fundador da Goju-Kai de Okinawa, que formou o Dai Ni baseado no kata Gekisai Shodan (uma de suas próprias criações realizadas com o intuito de simplificar) do estilo Goju-Ryu. O objetivo desses dois mestres era criar katas básicos para facilitar o aprendizado dos principiantes.

Kusanku
Este kata foi introduzido em Okinawa por um adido cultural chinês proveniente do mosteiro Shao Lin que prestou serviço para o governo chinês do imperador Ming na ilha de Okinawa e que se chamava Ku Shan Ku. Existem várias versões para esse kata, mas a principal delas é a que foi adotada por Anko Itosu e que foi transmitida a vários de seus alunos, sofrendo modificações ao longo da trajetória do surgimento dos vários estilos de Karate-Do em Okinawa e no Japão. No estilo Shotokan, este kata recebeu de Funakoshi o nome de Kanku que significa “olhar para o céu”.

Pin An Shodan a Godan
Esses katas foram criados pelo Grão-Mestre Anko Itosu a partir do kata Kusanku Dai, que ele considerava muito difícil para os principiantes. O nome Pin An significa “mente em paz”, que pode ser também entendido também como “tranquilidade”.

Pasai
Existem basicamente três tipos de kata Pasai, sendo o mais antigo deles o Koryu Pasai (literalmente Pasai de Estilo Antigo). Suas outras variantes são o Pasai Sho (estabelecido segundo a interpretação do Mestre Anko Itosu) e o Pasai Dai (estabelecido segundo a interpretação do Mestre Sokon Matsumura, professor de Itosu). Pasai significa “romper a fortaleza”.

Página da União Shorin-Ryu com colabaração de:
Antonio Carlos R. Troyman
Grupo Zendokan de Karate-Do e Kobu-Do – Rio de Janeiro

3 comentários:

JUAREZ CÂMARA disse...

Em primeiro lugar parabenizo a ASKADOI pelo trabalho sério que desenvolve ao longo de anos. Gostaria de saber como faço para me filiar. Haja visto que sou FAIXA PRETA e tenho 69 alunos onde ministro aulas pela rede municipal e prontos para exame de faixa.
Forte abraço a todos os irmãos.

@rodrigodigonpi disse...

Primeira mente eu sou um praticante de karate faixa branca mais gostaria de aprender os katas das faixas Pq vcs nao fazem videos ensinando a fazer os katas seria muinto bom iria valorizar mais ainda o site

Carlos Antonio Da Silva Silva disse...

Ola @rodrigodigonpi algum tempo atrás eu escrevi um artigo relacionado a este tema que é a divulgação de encontrar artigos do estilo shorin ryu ,os adeptos realmente encontra muitas dificuldades,quando se trata em material de apoio para os adeptos desta arte marcial.Não se encontra um livro, DVDs ou algo parecido, eu mesmo encontrei muitas dificuldade neste sentido,para os treinamentos dos katas ,ate porque os movimentos em si como chutes ,bloqueio e deslocamentos você não esquece por serem movimento mecânico,já os katas exige muito mais por serem movimentos mentais( treinamentos mentais) se você não os praticarem com constância o mesmo aos poucos ira se pagando da memoria. Realmente seria uma ótima ideá se o site começasse a integrar este recursos em seu currículo, acredito que assim ficaria muito melhor e o visitante ficaria mais tempo dentro do site.Imagina que o visitante vem atrás de katas e chegando aqui ele não encontra o que o procura ,logicamente ele fechara a pagina e rumara para o outro site, bem lembrado de sua parte,não sei se o site atendeu este recado,se não o fez seria bom pensar nesta possibilidade, o site esta de parabéns um belo trabalho ,lembre-se todo site vive de visitas.