sábado, 4 de dezembro de 2010

BREVE DESCRIÇÃO DOS KATAS DA I.U.S.K.F.

Colaboração dos Professores:

Antonio Carlos R. Troyman; Gilberto Israel; Luiz Rodolfo A. Ortiz; Luiz Erivelto de Oliveira Jr; Maurici Aragão Tavares e ; Alexandre Moreno
Desde tempos antigos o Kata é parte central do treinamento no Karatê-Do. Especialistas e Mestres de épocas passadas tem cuidadosamente preservado os diversos tipos de Kata que devem ser praticados e executados da mesma maneira como foram ensinados, nas palavras do Mestre Itosu ” Mantenha os kata como eles são sem procurar embelezá-los.” Caso se execute o Kata sem considerar a variação de força, as possibilidades de extensão e contração do corpo ou ainda a aplicação de ritmos diferentes ao usar uma técnica; não faz sentido aplicar essa técnica. Sensei Shinzato afirmava: “Tudo depende da mente, programando eu executo; as ações devem ser vivenciadas; a mente é infinita, e o corpo apos ser controlado, leva o homem a trilhar o caminho da Luz.” Fonte: O samurai que não matava e Os vinte princípios fundamentais do Karatê.
01- Naihanchi Shodan; Naihanchi Nidan e – Naihanchi Sandan
Significado: Passo para dentro. Criado por Sokon Matsumura e modificado/continuado por Anko Itosu.
02- Fukyu-Gata Dai Ichi e Fukyu-Gata Dai Ni
Katas Fundamentais. Esses katas foram criados por dois professores que faziam parte da All Okinawa Karate-Do Renmei (uma associação criada pelos principais mestres do Karate-Do de Okinawa para promover e preservar a arte marcial de Ryu Kyu): Sensei Shoshin Nagamine, fundador do Shorin-Ryu da linha Matsubayashi, que formou o Dai Ichi e Sensei Chojun Miyagi, grande continuador do Grão-Mestre Kanryo Higaonna e fundador da Goju-Kai de Okinawa, que formou o Dai Ni baseado no kata Gekisai Shodan (uma de suas próprias criações realizadas com o intuito de simplificar) do estilo Goju-Ryu. O objetivo desses dois mestres era criar katas básicos para facilitar o aprendizado dos principiantes. Os dois Fukyu-Gata, comumente praticados hoje , foram então criados porque os katas das escolas Shuri e Naha eram muito difíceis para iniciantes.
03- – Pinan Shodan; Pinan Nidan; Pinan Sandan; Pinan Yondan e Pinan Godan
Significam: “Tranquilidade ou Trincheira”. Esses katas foram criados pelo Grão-Mestre Anko Itosu a partir do Kata Kusanku Daí (leia abaixo sobre o Kusanku), que ele considerava muito difícil para os principiantes. O nome Pin An significa “mente em paz”, que pode ser também entendido também como “tranquilidade”. Foram criados em 1907.
04- Itosu no Passai (Passai Sho); Matsumura no Passai (Passai Dai) e Koryu Passai
Existem basicamente três tipos de Kata Passai, sendo o mais antigo deles o Koryu Passai (literalmente Passai de Estilo Antigo) criado por Gusukuma Shinpan. Suas outras variantes são o Passai Sho (estabelecido segundo a interpretação do Mestre Anko Itosu) e o Passai Dai (estabelecido segundo a interpretação do Mestre Sokon Matsumura, professor de Itosu). Passai significa “romper (penetrar, invadir) a fortaleza”.
05- Kusanku Sho e Kusanku Dai
Este kata foi introduzido em Okinawa por um adido cultural chinês proveniente do mosteiro Shao Lin que prestou serviço para o governo chinês do imperador Ming na ilha de Okinawa e que se chamava Ku Shan Ku. Existem várias versões para esse kata, mas a principal delas é a que foi adotada por Anko Itosu e que foi transmitida a vários de seus alunos, sofrendo modificações ao longo da trajetória do surgimento dos vários estilos de Karate-Do em Okinawa e no Japão. Em outra versão, nos diz que trata-se do nome de um artista marcial chinês e que foi criado por Kanga Sakugawa. Temos também a versão de que Mestre Sokon Matsumura aprendeu o Kata criado por Mestre Ku Shan Ku, dando continuidade ao mesmo. No estilo Shotokan, este kata recebeu de Funakoshi o nome de Kanku que significa “olhar para o céu”.
06- Chinto
Significa: “Garça na Pedra ou Garça sobre a Pedra”. A versão é a de que foi criada por Mestre Chinto, sendo modificado/continuado por Sokon Matsumura e também modificado/continuado por Anko Itosu.
07- Jion
Nome de um Monge Chinês, e modificado/continuado por um praticante da Região de Tomari.
08- Gojushiho
Significa: “54 Passos”. Criado por Mestre Chinto e modificado/continuado por Mestre Sokon Matsumura e depois modificado/continuado por Anko Itosu.
09- Teesho
Significa: “Palma da Mão de Ferro”. Criado por Katsuya Miyahira.
10- Unshu
Significa: “Manejo das Nuvens”. Criado na Provìncia de Fuchou.
11- Ryuko
Ryoko, criado pelo nosso Grão Mestre Yoshihide Shinzato, significa Tigre na Terra e Dragão no Céu.
OBSERVAÇÕES:
PASSAI ou PA SAI; PINHAN OU PIN AN:As sílabas em japonês são individuais e você pode escrevê-las como representação dos kanas (hiragana e katakana) – Pasai = Pa + Sai; ou usar a grafia portuguesa que representa as sílabas de acordo com suas regras próprias – Passai. Com relação ao Pin An, eu pessoalmente prefiro separar as sílabas
conforme os kanas japoneses (que aliás, neste caso, é a pronúncia de cada um dos kanjis que formam o nome do kata), pois na grafia da língua portuguesa a pronúncia fica alterada, Pi – nan (de repente a grafia em português mais próxima da pronúncia seria “Pinhan”, mas para mim fica um tanto ou quanto
estranho). O fato é que, na realidade, não existem regras estabelecidas para a grafia de palavras e nomes japoneses quando se usam caracteres romanos (i.e., as letras do nosso alfabeto).
Prof. Antonio Carlos R. Troyman

Fonte: Site da União Shorin-Ryu

Nenhum comentário: