domingo, 26 de junho de 2011

O DESABAFO DE UM GUERREIRO

Recebi este e-mail e conheço o atleta que escreveu essa carta, inclusive já lutei com ele em uma edição do Campeonato Brasileiro de Karatê. Trata-se de um ótimo atleta, um cara novo e que poderia dar muito pelo Karatê Brasileiro nas competições internacionais, mas quem já esteve na Seleção Brasileira como eu e meu irmão Cleuber Azevedo sabe muito bem do que ele está falando.
Temos excelentes atletas mas não podemos dizer o mesmo dos nossos dirigentes. Mas como Carlos Lourenço falou, temos que torcer que as coisas mudem pois só assim um dia o Karatê brasileiro ocupará o lugar que mereçe no cenário mundial.

Carta escrita pelo atleta carioca Carlos Lourenço


Venho por meio desta, com imensa tristeza, pedir dispensa da seleção Brasileira de karate 2011, por diversos motivos que implicam temporariamente a minha permanência, entre eles estão: Indisponibilidade de tempo; Falta de apoio e estrutura; Incompatibilidade com as idéias e sistema administrativo da entidade. Haja vista que diversos fatos, atitudes e decisões dessa instituição contrapõem a minha opinião em relação aos mesmos. Exemplos disso são a falta de transparência e a contradição nos critérios de convocação, que se tornam cada vez mais confusos e sem critérios, uma vez que fui comunicado juntamente com outros atletas que estaria em determinado grupo para determinado evento e na hora da convocação isto não era visto, deixando claro que o critério de escolha não se restringe apenas ao técnico e sim técnicos, dirigentes etc....
Sempre pratiquei karate desde a infância e os princípios que aprendi divergem com o que estou vendo, assim me afasto nesse momento e desejo sucesso a todos que ainda estão envolvidos e mais sucesso ainda para os tomaram decisões como a minha. Espero que todos possam olhar para isso e deixem florescer a bandeira da dignidade e do caráter. Se eu vejo que um lugar é muito sujo e ninguém se empenha em limpar, mais um lixo que eu jogar não vai fazer diferença, mas não é por isso que vou deixar de exercer minha cidadania e meus princípios. Sendo assim, acredito que nada vai mudar, PELO MENOS POR ENQUANTO, mas não posso perder a fé.
Acho que muito do que foi falado acima se resume no nosso esquecido Dojo kun
DOJO KUN - O LEMA DO KARATÊ




HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
Sempre - Esforçar-se para formação do caráter


HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
Sempre - Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão


HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO
Sempre - Criar o intuito de esforço


HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO
Sempre - Respeitar acima de tudo


HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO
Sempre - Conter o espírito de agressão



Carlos Lourenço, 26 anos, faixa preta, formado em fisioterapia e Pós graduado em Fisioterapia Aplicada a Traumato-Ortopedia Funcional e Desportiva.

PRINCIPAIS TITULOS:

· Medalha de Prata nos Jogos Pan-americanos RIO 2007;

· Campeão Sul-americano (Individual) e Vice-Campeão( Equipe) 2008 - ARGENTINA

· Campeão Pan-americano (Chile) individual e equipe;

· Campeão Sul-americano (Equador) individual e equipe;

· Penta Campeão Brasileiro Individual(entre juvenil, Junior e adulto);

· Penta-Campeão Brasileiro por Equipes(2006-2007-2008-2009/2010);

· Vice-Campeão Brasilerio 2010 (individual)

· 12 vezes Campeão Estadual;

· Bi-Campeão dos jogos Regionais – SP;

· Bi-Campeão por equipes Jogos Abertos – SP;

· Entre outros.

Obs: Espero que todos tenham discernimento ao ler esta carta e tentem compreender o meu posicionamento. Sem mais, Obrigado!!!!

Nenhum comentário: