quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS INICIANTES DA ASKADOI




Significado de Karatê-Dô: (Kara = vazio – Tê= mão e Dô = caminho) Caminho das mãos vazias.
O Karatê-Do surgiu na ilha de Okinawa/Japão. Na época o governo local proibiu o uso de armas então os okinawanos começaram a treinar usando os próprios membros do corpo como armas e passou a lutar pela sua liberdade.
O professor de artes marciais japonesas é chamado de SENSEI, o aluno sempre deve dirigir-se ao seu professor com respeito e deve chamá-lo de SENSEI.
O Sensei que coordena a ASKADOI é o Sensei José Rebouças Azevedo faixa preta 6º Dan. O presidente da Askadoi é o Sensei Edvando Cerqueira faixa preta 3º Dan e o Diretor Técnico é o Sensei José Antonio faixa preta 4º Dan.
A academia de Karatê é chamada de DOJÔ (Local de estudo e treinamento da arte)
O piso onde os karatecas treinam é chamado de TATAMI.
Ao entrar e sair do Tatami o aluno deve cumprimentar em base (musubi dachi – calcanhares juntos e a ponta dos pés abertos voltados para fora).
Ao entrar na aula, se a mesma já tiver começado, o aluno deverá dizer em japonês “onegaishimassu”  (com licença) solicitando autorização para entrar na aula.
No final da aula quando o Sensei disser “Gokurosam” (vocês se esforçaram) os alunos deverão agradecer dizendo “Domo arigato gozai mastsu” (muito obrigado), agradecendo assim todos os ensinamentos ministrados pelos professor.
Fora do Tatami o aluno deverá andar calçado e ao entrar no Tatami descalço.
O estilo de Karatê praticado na ASKADOI (Associação de Karatê-Dô de Itaberaba) é o SHORIN-RYU (pequeno bosque), estilo criado pelo mestre Chochin Chibana e implantado no Brasil pelo mestre Yoshihide Shinzato.
A ASKADOI é filiada a Federação Baiana de Karatê – Confederação Brasileira de Karatê e União Shorin-Ryu Karatê-Dô Brasil.
O praticante de Karatê deve ter comportamento exemplar na academia e fora dela, não deve dar maus exemplos nem se envolver em confusões como brigas. O Karateca deve sempre obedecer às leis do nosso país e não deve fazer uso de qualquer tipo de droga ilícita e se possível, evitar também as lícitas a exemplo do cigarro e do álcool.
Para desenvolver sua técnica o aluno deve se esforçar nos treinamentos, não filar as aulas, prestar atenção aos ensinamentos do Sensei e praticar os movimentos com determinação, garra e perseverança.
Visite o Site da Askadoi (www.askadoi.com.br) e estude, lá tem várias informações a cerca da história do Karatê e filosofia.

Nenhum comentário: