sexta-feira, 21 de outubro de 2016

FAMÍLIA LEVA KARATE POR 3 GERAÇÕES




Pai, filhos e tio, todos seguiram os passos do avô e hoje representam a família no Campeonato Brasileiro de Karatê realizado de 12 a 15 de outubro em São Paulo.
A paixão pelo esporte passa de gerações na cidade de Itaberaba, na Bahia. Campeão brasileiro em 95, 96 e 97, Cleuber Carneiro Azevedo (41), veio competir na categoria máster neste sábado (15), o último dia de campeonato, em São Paulo. Junto, trouxe seus dois filhos Samuel Moura Ribeiro, de 10 anos, e Davi Moura Ribeiro, com 8 anos, além do irmão José Antonio, que também faz parte dessa família de caratecas, e é um dos membros da comissão técnica da seleção baiana de karatê.
“Meu pai era o meu sensei e eu tenho um orgulho imenso de poder compartilhar isso com meus filhos, espero poder passar um dia também aos meus netos”, disse. Samuel Ribeiro, filho de Cleuber, também competiu no brasileiro e, apesar de ter apenas 10 anos, sabe muito bem a importância do esporte. “Com o karate eu tenho muito mais disciplina, em tudo”.
O pai acredita que a maior lição em ser carateca é a formação de valores e respeito. Orgulhoso e coruja, Cleuber enaltece o prestígio dos filhos estarem seguindo os passos da família. “Quem sabe não poderei vê-los um dia nas olimpíadas”.
Competidor desde 93, o baiano que já disputou 03 competições internacionais (Copa do Mundo 1995 e Mundial da WKF 1996 e Campeonato Mundial Shorin-Ryu em 2001), percebe uma imensa evolução no esporte. “Antes nós lutávamos no chão mesmo, hoje já temos o tatame, o que diminui as lesões”.
Cleuber faz questão de ressaltar o potencial da modalidade, e como o Karate ainda pode crescer. “Ver as dimensões que o campeonato está hoje me faz pensar no quanto esse esporte pode crescer e representar o Brasil”. Cleuber além de ser Campeão Brasileiro de Karatê por três vezes 1995,1997 e 1997 (por equipe) foi campeão mundial Shorin-Ryu em Atlanta - EUA em 2001. Outro integrante da família é o atleta Júlio Neto que foi vice campeão individual e 3º lugar por equipe. Itaberaba e a ASKADOI ainda conquistou mais uma medalha de prata na categoria master divisão de novos com o atleta José Ribeiro. Ao todo os atletas Itaberabenses conquistaram 04 medalhas no Campeonato Brasileiro em São Paulo.

Matéria publicada no facebook da Federação Paulista de Karatê





Nenhum comentário: